Autor/Escritor Madeirense Reestrutura a Classificação da Literatura

11 Junho, 2018

O Autor


Manuel António Rocha, natural do Funchal-Madeira-Portugal há vivido na África do Sul, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos.

Formado em Medicina Homeopática desde 1985, é um autodidata e investigador independente em Ciências e Humanidades. Autor literário de ficção – género novelístico; argumentista, letrista e narrador de historietas. Criador de programas tecnológicos e um prolífico inventor de produtos de consumo massivo de utilidade pública mundial e promotor de campanhas de consciencialização de âmbito universal, ademais de ser o inventor da nova modalidade desportiva “Five Fingers Ball”.

 

A NOVA CLASSIFICAÇÃO DA LITERATURA

Literatura Classificação – Géneros: Livros, Historietas ou Contos, Letristas e Argumentistas

Caríssimo/s amigo/s:

– A Primeira Arte ou a Arte do Absoluto?
Antes de sintetizar a Arte do Absoluto, lhes direi que todas as classificações desde outrora sempre estiveram e estão mal classificadas, tais como as que aqui apresento:

  1. ª A Arquitetura
  2. ª A Escultura
  3. ª A Pintura
  4. ª A Música
  5. ª A Dança
  6. ª A Literatura
  7. º O Cinema

Comparemos a Arte Intelectual e a Arte Mecânica.
Esta classificação denominada de Carolíngia ou Carlovíngia deriva das Dinastias e do Clero, o que poderemos interpretar que o trabalho intelectual é da propriedade de uma classe social e o trabalho mecânico (comum) pertence a outra classe social.
O sistema educativo Carolíngio ou Carlovíngio dividia-se em duas categorias ou estatutos:

  • Trivium: Gramática, retórica e dialética.
  • Quadrivium: Geometria, aritmética, astrologia e música.

Com o evoluir do tempo e das tecnologias, acrescentou-se outros títulos associados às manifestações artísticas e culturais – tais como:

  1. ª A Arquitetura
  2. º A Escultura
  3. ª A Pintura
  4. ª A Música
  5. ª A Dança
  6. ª A Poesia/Literatura
  7. º O Cinema
  8. ª A Fotografia
  9. ª A Comédia
  10. º Os Vídeos

Também, no meu entender, que estas classificações estão supostamente erradíssimas e não posso atribuir culpas à evolução dos tempos.

É meu entender, que o som e o grafismo intrinsecamente ligados ao absoluto da comunicação – representam a manifestação máxima da Arte do Absoluto sobre todas as demais – a Literatura.

Nesta consideração, a íntegra em toda a extensão e raiz – som/grafismo e expressão – os sentidos, os estímulos e as emoções ou sensações, como tal, tem por obrigação, ocupar o seu correspondente posto classificativo no mundo das artes – a Literatura, a Primeira Arte, a Arte do Absoluto – Primum Art / Absolute Art.

EVOLUÇÃO DA ARTE INTELECTUAL – CLASSIFICAÇÃO

Livros, Historietas ou Contos, Letristas e Argumentistas.

CATEGORIAS

CATEGORIA
FASE A
CATEGORIA
FASE B

CATEGORIA FASE C
Manuel António Rocha

ÉPICA / NARRATIVA

1.ª A Arquitetura 1.ª A Arquitetura 1.ª A LITERATURA
2.ª A Escultura 2.º A Escultura 2.º A MUSICA

LÍRICA

3.ª A Pintura 3.ª A Pintura 3.ª A DANÇA

DRAMÁTICA

4.ª A Música 4.ª A Música 4.ª A PINTURA

GÉNEROS

5.ª A Dança 5.ª A Dança 5.ª A ESCULTURA

ROMANCE

6.ª A Literatura 6.ª Literatura 6.ª A ARQUITETURA

FÁBULA

7.º O Cinema 7.º O Cinema 7.º A FOTOGRAFIA

NOVELA

8.ª A Fotografia 8.ª O CINEMA

CONTO

9.ª A Comédia 9.ª OS VÍDEOS

CRÓNICA

10.º Os Vídeos

ENSAIO

POESIA

Subgrupos ou Ramificações dos Géneros *

Apocalipse Zumbi Metaficção Literatura Gótica Literatura de Aventura
Autobiografia Neocrítica Literatura Esotérica Literatura de Guerra
Biografia Novelas de Cavalaria Romances Espíritas Entre outros Subgrupos. Hoje também são muito comuns as trilogias e sagas.
Chick-Lit Paródia Literatura de Autoajuda .
Fantasia e Fantasia Científica Sick-Lit Literatura de Negócios .
Ficção Científica: na Literatura e também nas Revistas e Gibis Space Opera Literatura Steampunk .
Folhetim Suspense Literatura Cyberpunk .
Horror Vampirismo Literatura Espiritualista .

Géneros Dramáticos

Farsa Tragédia Elegia

 

Assim, concluímos que todas as classificações literárias e categorias determinam géneros, que são influenciados pelos percursos dos personagens e pelo espaço-tempo.

Ressalto, que a toda a Literatura é expressa na oralidade ou escrita – classificada como a Primeira Arte, sujeitando e abraçando as demais Artes – Épica/Narrativa*Lírica/Poesia*Dramática/Teatral.

É neste formato que a Ficção Simplux – Mistura de Géneros que se manifesta na Primeira Arte – Literatura / Livros, Historietas, Argumentistas e Letristas.

A Ficção Simplux, ademais dos benefícios transcritos, tem por objetivo secundário despertar uma nova consciência no mundo literário e de interesse comum – em suma, esta mistura de géneros, não se limita ou condiciona na prosa.

Assim sendo, um enredo que cuja unidade, se fragmenta de forma infinita e como exemplo, temos os Seriados, os Concursos, os Episódios, as Trilogias, as Sagas, etc.

Também devo relembrar que existem diferenças entre:

– Autor e escritor.
– Autor e Actor.
– Prosa e Poesia.
– Revisor e Tradutor.
– Etc.

 

Livros

É com prazer e honra que lhes apresento os meus livros, eles fazem parte do espólio mundial da literatura e como expresso, a Primeira Arte ou Arte do Absoluto. É no contexto literário que afirmo que as minhas obras literárias são na essência uma manifestação sociocultural.

Estamos na Primeira Arte – A arte de ler, escrever e interpretar a vida.

“Uma grande nação é uma nação lendo”. – Frederic Melcher

Como qualquer Arte – intelectual ou mecânica, todos temos maior ou menor grau de apetência para determinadas vocações, felizmente, ninguém detém a exclusividade da sabedoria ou imaginação.

Compete a cada qual ajustar a melhor fórmula que se identifique e promova o maior grau de satisfação.

Os livros estão categorizados em géneros e independentemente das opções de cada qual, todos eles nos transformam. Qualquer livro é uma «escola» e navegamos na vida – sempre aprendendo.

Por inclinação e prazer, me identifico com a Ficção Simplux.

O mundo virtual – o ficcionismo – a suposição – a imaginação em toda a sua plenitude de cruzamentos – o intocável tocando – a fantasia e a realidade da situação, da condição e do tempo.

Nenhum livro, nem nenhum conto, altera o movimento de rotação e transladação da terra, nem as pessoas – sim despertam e unem consciências que alteram as condições das pessoas.

É na reflexão que encontramos as respostas supostamente esclarecedoras.

“Toda verdade passa por três estágios. Primeiro, ela é ridicularizada. Segundo, é violentamente combatida. Terceiro é, aceite como sendo autoevidente.” – Nostradamus

“Uma nova verdade científica não triunfa convencendo seus oponentes e fazendo eles verem a luz, mas porque seus oponentes eventualmente morrem, e uma nova geração que está familiarizada com ela cresce.” – Max Planck.

Gratos, por me desfolharem!

“Em todos os meses do luar, em tuas mãos me entrego e serei o teu LIVRO – Julga-me.” – Manuel António Rocha

Contundo, quero agradar a todos de forma consciente e desejada, e como tal, quero ser o vosso autor preferido, obrigados.

Devo informar, que os livros não alteram o movimento de rotação e transladação da terra, nem as pessoas, sim despertam e unem consciências que alteram as condições das pessoas.

Criador e promotor do género literário da Ficção Simplux – é autor de livros na língua portuguesa, espanhol e inglês.

 

Dia Mundial do Autor/Escritor – 14 de Outubro

Data comemorativa para prestar uma digna homenagem a todos Autores – Escritores que intrinsecamente dentro e fora das temáticas foram e são a pedra solidificada de uma sociedade sempre em expansão.

Digno de ressaltar que a literatura é a raiz de todas as artes que dão vida à vida.

 

A Ficção Simplux

Simplesmente o imaginário, o conteúdo e a fusão da simplicidade na condição do luxo – do ser, do estar e do sentir – uma fórmula prática e rápida de escrever e dar a entender uma história cronologicamente interativa.

A história dos meus livros, têm o intuito de que cada leitor represente qualquer personagem, lugar, situação ou condição – será o leitor a eleger por concordância ou consciência – afeto, envolvência ou cumplicidade é o despertar do Simplux que habita dentro de cada qual, a simplicidade bruta que nos envolve desde o nascer.

A Ficção Simplux é um inovador método literário de escrita integrada – realidades e fantasias, a visão virtual e o despertar das emotividades. Simplicidade nas abordagens e cumplicidade para orientar e iluminar os leitores. Um novo método de escrever, ler, entender, participar e promover.
Em suma é um método simples e luxuoso de escrever que abarca a complexidade coordenada do tudo.

As minhas obras literárias se enquadram em estruturas cronológicas reais e virtuais bem delineadas e com um estilo simples e divertido que envolve uma diversidade de contextos que capturam os leitores do princípio ao fim, levando-os a um alto elevado grau de consciência, visão, aceitação, satisfação, participação e promoção.

É o circundar do quotidiano num contexto de fantasias e supostas realidades que se assentam na formação emocional. Assim, cada leitor revê-se direta ou indiretamente no papel de um personagem da narrativa – viajar no tempo, percorrer lugares e enfrentar situações. Assim concluímos que todas as classificações literárias são influenciadas pelos percursos dos personagens e pelo espaço-tempo.

É neste formato que a Ficção Simplux – Mistura de Géneros que se manifesta a Literatura – Livros, Historietas, Argumentistas e Letristas.

A Ficção Simplux, ademais dos benefícios transcritos, tem por objetivo secundário despertar uma nova consciência no mundo literário e de interesse comum – em suma, uma mistura de géneros.

Nesta abordagem, e como sempre, nos deparamos com duas classes de escritores – os originais e os compendiadores. De igual modo nos deparamos com dois tipos de géneros literários.

– Escritores de Fiction
– Escritores de NonFiction

O dom de compendiar recai em ambos os géneros.

 

Ler e reler, ver e rever – inovar, criticar e participar.
Promover a formação sociocultural e solidificar a emotividade.

“Aos que se prezam na literatura, não lhes escapará as minhas obras literárias e é na crítica dos meus amados leitores que abro portas que me abrem novos horizontes em prol de todos nós!”

Manuel António Rocha

 

Grato por consultar o meu site

 

Ao partilhar a minha página, está a partilhar expressas emoções – grato!

Ver Mais Surpresas